Cursos e Palestras

Curso: Atendimento aos Clientes em Clínicas e Consultório

Carga Horária: 8 horas
Público Alvo: secretárias, recepcionistas e profissionais que prestam atendimento ao cliente externo.

Conteúdo Programático:

  • Atendimento na Recepção
  • Etiqueta e Postura no Atendimento
  • Agendamento de Consultas
  • Controle do Tempo no Consultório / Clínica
  • Telefone, Correio Eletrônico e Recados.
  • O Trabalho em Equipe
  • Responsabilidade e Ética no Trabalho

Curso: Coleta de Materiais para Laboratório Clínico

Fundamentação da técnica de coleta. Biossegurança. A técnica de colheita, controle de materiais. Pipetagens, preparo de soluções, corantes, reagentes e meios de culturas. Cuidados no uso e manipulação de equipamentos. Simulações práticas.
Carga Horária: 20 horas

Objetivo Geral

  • Atualizar profissionais e estudantes da área da saúde para instrução e prática de coleta de material para Laboratório Clínico.
  • Oportunizar uma abordagem favorável à prática profissional, oferecendo aos estudantes e profissionais da saúde adquirir conhecimentos teórico-práticos com critérios técnico-científicos de qualidade.
  • Assegurar o padrão de excelência desejável no atendimento aos usuários dos serviços de saúde.
  • Conteúdo Programático

Módulo I

a) Teoria

  • Composição do sangue
  • Anatomia do sistema circulatório
  • Tubos de Coleta e Anticoagulantes
  • Técnicas de Coleta das principais amostras
  • Sangue venoso: seringa/agulha
  • Sangue venoso: vácuo
  • Coleta de urina em crianças
  • Coleta neonatal
  • Principais problemas de coleta
  • RDC 302
  • Portaria I CVS da Vigilância Sanitária
  • Observações que devem ser feitas antes da coleta
  • Noções básicas de biossegurança
  • Uso de equipamentos de proteção individual
  • Cuidados ambientais
  • Processamento e descarte de material biológico
  • Transporte de amostras
  • Orientações e cuidados
  • Aspecto comportamental
  • Postura do profissional
  • Cuidados com o paciente e preparo psicológico

b) Prática – Com participação de um profissional da empresa Núcleo

  • Preparo de materiais
  • Técnicas de coleta – simulação
  • Punção entre alunos e voluntários

Módulo II

  • Prática
  • Observação: 02 alunos/dia
  • Coletas em pacientes
  • Atendimento e acolhimento de pacientes
  • Acondicionamento e transporte de amostras
  • Coletas domiciliares e empresariais

Metodologia de Ensino

Aula expositiva e atividades práticas: análise de casos, leitura e discussão de textos e apresentação de casos, oficinas técnicas.
Os encontros serão desenvolvidos em dois dias, sendo, no período matutino dedicado à fundamentação teórica e no período vespertino dedicado a oficinas técnicas.

Critérios de Avaliação e Aprendizagem

Workshop, Trabalhos Práticos.


Curso: Recrutamento e Seleção

Carga Horária: 8 horas
Público Alvo: Voltado para profissionais que executam funções em nível gerencial
Conteúdo Programático:

  • Recrutamento – As Principais Formas e Fontes de Recrutamento
  • Seleção – O Processo e as Etapas que Envolvem uma Seleção
  • Montagem de uma Seleção de Candidatos por meio de um Estudo de Caso

Curso: Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho

Carga Horária: 8 horas
Público Alvo: Voltado para profissionais que executam funções em nível gerencial

Conteúdo Programático:

  • Níveis de Manifestação de um Conflito
  • Fatores Determinantes de Conflitos no Trabalho
  • Tipos de Abordagens na Gestão de Conflitos
  • Tipos de Estratégias na Gestão de Conflitos
  • Competências Essenciais na Administração de Conflitos
  • Relações Interpessoais no Trabalho
  • Aquisição de Competências Intra e Interpessoais
  • O Processo de Comunicação Interpessoal.
  • Fatores que Interferem na Prática do Feedback
  • Fatores que Contribuem para a Eficácia do Feedback
  • Fatores que Prejudicam o Feedback

Metodologia

A metodologia utilizada enfatiza a relação entre teoria e prática, com aplicação de exposição dialogada e técnicas interativas, promovendo a assimilação e integração dos conteúdos abordados e sua transferência para situações de convivência em equipe no ambiente de trabalho e no atendimento ao cliente.


Curso: Motivação e Liderança para Profissionais de Saúde

Carga Horária: 8 horas
Público Alvo: Profissionais que atuam na área da saúde que querem desenvolver habilidades na comunicação interpessoal e liderança.

Conteúdo Programático:

  • Conceito de Motivação
  • Fatores da Motivação no Trabalho
  • Abordagem Sistêmica da Motivação no Trabalho
  • Evolução do Conceito de Liderança
  • Estilos Clássicos de Liderança
  • Novas Abordagens da Liderança

Metodologia

A metodologia utilizada enfatiza a relação entre teoria e prática, com aplicação de exposição dialogada e técnicas interativas, promovendo a assimilação e integração dos conteúdos abordados e sua transferência para situações de convivência em equipe no ambiente de trabalho e no atendimento ao cliente.


Palestras

  • Gestão de Pessoas na Área da Saúde
  • Empreendedorismo na Área da Saúde
  • Alinhamento Estratégico de Negócio com as Estratégias de Gestão de Pessoas.

Perfil
  • Bacharel em Letras pela USP
  • Bacharel em Administração com Habilitação em Gestão de Pessoas e Organização pela Faculdade Pitágoras de Londrina

Pós-graduada em:

  • Gestão Contemporânea de Recursos Humanos pela UEL
  • MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV
  • Especialista em Desenvolvimento Gerencial e Consultoria Empresarial pela FECEA
  • Especialista em Desenvolvimento Gerencial com Ênfase em Marketing e Recursos Humanos pela FECEA
  • Especialista em Administração Hospitalar pela UNOPAR
Arquivo
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